12 DEZ 2017
Monteiro realiza ação Viva o Centro


com a palavra nossa jornalista jr, Rafaela Capitão, do 1º ano.

 

"Não tenho palavras para descrever tudo o que senti nas ruas do Centro Histórico de Porto Alegre enquanto realizávamos o projeto. É muito gratificante fazer parte de uma equipe que se preocupa em formar cidadãos de bem, e não apenas alunos nota 10.

O Clã da Cidadania Monteiro Lobato, em conjunto com universitários e integrantes da diretoria da escola, planejaram o Natal da esperança, fornecendo amor, expectativa e afeto para os moradores de rua que, muitas vezes, são ignorados pela multidão que passa pelo centro todos os dias. Com muito carinho, preparamos kits de Natal, contando com o apoio de toda a escola: estudantes criaram cartinhas, doaram brinquedos e os integrantes do projeto montaram as embalagens recheadas de doces, brinquedos e de SOLIDARIEDADE.

Você que está lendo, sabe qual é o verdadeiro significado desta palavra? Ser solidário não é uma qualidade ou uma característica de cidadãos de bem. Ser solidário é ser HUMANO. E humano todos nós somos. Praticar a solidariedade dia após dia é o nosso dever. Amar nossos pais, ajudar nossos familiares e estender as mãos para os nossos amigos é fácil e quase que monótono. Entretanto, fazer o bem sem olhar a quem é o mais difícil!

Hoje podemos dizer que apertamos as mãos, sorrimos e olhamos nos olhos de pessoas pelas quais muitas vezes temos medo. Não sejamos hipócritas: nós realmente temos medo.

Hoje, posso dizer que aprendi que na verdade, eles têm mais medo do que a gente. Medo de gente, medo do mundo, medo da vida. Nós, quando sentimos medo, podemos correr para um abraço apertado ou esconder nossos pés destapados em um cobertor quentinho. Mas quem não tem nada, o que faz?

Fica a reflexão. Deixemos de ser egoístas e individualistas. Que no ano de 2018, possamos irradiar mais amor para o mundo, diariamente, pois posso afirmar com toda a certeza que a sensação de bem estar é muito maior em quem ajuda, do que em quem está sendo auxiliado.

Façam o bem. Distribuam amor. Um sorriso seu pode mudar o dia de alguém. Faça a diferença e viva por ela!

Rafaela Capitão"




Receba por email as novidades do complexo educacional Monteiro Lobato